TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Mudando o enfoque da formação de professores

Trabalho com formação de professores há 16 anos e pude constatar que a questão essencial neste contexto sempre foi direcionada à busca de melhoria da forma como os professores ensinam. Esta preocupação nos impulsiona a pensar e repensar as estratégias didático-pedagógicas que devemos lançar mão para promover um ambiente de ensino favorável ao aprendizado, objetivo nobre, que quase sempre consome a maior parte dos nossos esforços.
Pude observar também que é comum não haver transposição didática, para o dia-a-dia do professor na escola, das teorias amplamente discutidas nos momentos de formação. É corriqueiro que o aporte teórico dos professores acerca da educação torne-se cada vez mais sofisticado ao longo da vida profissional, o que pode ser constatado pelo discurso pedagógico da maioria, no entanto é muito raro que a prática docente reflita todo esse conhecimento teórico, Paulo Freire nos alertava sobre essa questão quando dizia que: “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática."
Essa dicotomia entre teoria e prática reflete o processo de departamentalização e especialização das áreas que nos foi imposto pelo paradigma industrial que entre outras coisas criou a idéia do técnico (aquele está para o fazer), do cientista (aquele que está para a pesquisa com o objetivo de obter e entender o conhecimento) e do filósofo (que utiliza recursos lógicos e intuitivos para alcançar conhecimentos sobre os aspectos ainda não conhecidos da realidade que mantém uma conexão direta com o que é natural)
O técnico pode ainda ser definido como alguém que trabalha numa determinada área e que possui destreza nas habilidades técnicas de proeminência nessa área, com uma compreensão relativamente prática dos saberes que a envolvem.
Ora, me parece claro que o trabalho docente depende das dimensões técnicas, científicas e filosóficas para ser bem sucedido, não podemos ser reduzidos a técnicos, pois perderemos a compreensão global do processo e, apesar de continuarmos a caminhar não saberemos de fato para onde estamos indo.
Quero propor aqui que mudemos o nosso foco e passemos a nos preocupar inicialmente com a forma como o nosso aluno aprende que é a meu ver a questão cientifico – filosófica de maior relevância para o binômio ensino – aprendizagem, para isso apresentaremos e discutiremos a seguir alguns aspectos da teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel.
 O principal aspecto que baseia a teoria de Ausubel é a idéia de que considerar os conhecimentos prévios dos alunos é indispensável para que a aprendizagem ocorra de forma significativa. Segundo ele, descobrir o conteúdo e a organização das idéias dos alunos em determinada área particular de conhecimentos que se pretende ensinar, é o primeiro passo em direção ao sucesso da aprendizagem.
Para Ausubel uma informação é aprendida de forma significativa quando se relaciona a outras idéias, conceitos ou proposições relevantes e inclusivos, que estejam suficientemente claros e disponíveis na mente para funcionarem como âncoras. Ausubel denomina as idéias que proporcionam ancoragem de subordinadores, integradores ou subsunçores.
A essência do processo de aprendizagem significativa é que as idéias expressas simbolicamente são relacionadas às informações previamente adquiridas pelo aluno através de uma relação não arbitrária e substantiva (não literal) (AUSUBEL, NOVAK e HANESIAN, 1980, p.34).
Como relação não arbitrária se entende a existência de uma relação lógica e explícita entre a nova idéia e algum aspecto relevante (um subsunçor) existente na estrutura cognitiva do aluno, como, por exemplo, uma imagem, um símbolo, um conceito ou uma proposição. Já a relação substantiva e não-literal significa que o estudante é capaz de compreender o significado daquilo que se ensinou, e expressar tal conhecimento com palavras e construções diferentes daquelas que lhe foram apresentadas.
Para Ausubel, idéias, conceitos e proposições aprendidas de forma significativa são armazenadas de maneira estável por um longo tempo e podem ser utilizadas pelo aprendiz de forma independente e em contextos e situações diferentes daquelas em que foram primariamente aprendidas.

Uma das condições para a ocorrência da aprendizagem significativa diz respeito ao material que se pretende ensinar/aprender. Segundo Ausubel é preciso que este tenha significado lógico e que seja potencialmente significativo para o aluno, ou seja, é preciso que o mesmo possa ser relacionado de forma não substantiva e não arbitrária à idéias correspondentes da sua estrutura cognitiva o que dependerá não só da existência e da estabilidade de subsunçores específicos, como também da sua disponibilidade em estabelecê-las.
É importante considerar, no entanto, que nem sempre o aluno, sozinho, conseguirá fazer as relações necessárias (e possíveis) entre aquilo que está aprendendo e o que já sabe.
Além disso, ele nem sempre satisfará a todos os pré-requisitos necessários para a aprendizagem significativa de um determinado material, sendo a questão motivacional um dos principais fatores envolvidos. Em razão disso, torna-se importante, a elaboração de materiais instrucionais e a adoção de metodologias de ensino que facilitem este aprendizado potencializando o estabelecimento (de forma lógica e não-arbitrária) das mais variadas conexões possíveis entre as novas idéias que estão sendo apresentadas, e entre elas e as idéias que o indivíduo já domina.