LEITURA DO TEXTO JORNALISTICO INFORMATIVO

18/05/2011 às 15h26min - Atualizada em 18/05/2011 às 15h26min

Sudeste tem a maior média nacional de aluno por escola
Sudeste tem a maior média nacional de aluno por escola
A região é a mais populosa do país e tem o maior número de estudantes no ensino fundamental: quase 12 milhões. E 84% estão em escolas públicas.
A equipe do JN no Ar visitou, nesta terça-feira (17), duas escolas públicas na blitz da educação. Desta vez, foi na Região Sudeste. Essas duas escolas foram escolhidas com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb. Uma conseguiu a melhor avaliação no Ideb, a outra teve a pior.
Antes de ver o resultado dessa viagem, conheça o universo em que essas escolas se encontram. O repórter Ricardo Soares apresenta alguns dados sobre a educação no Sudeste do Brasil.
A Região Sudeste é a mais populosa do país e tem o maior número de estudantes no ensino fundamental: quase 12 milhões. E 84% estão em escolas públicas. É a maior média nacional de aluno por escola e um histórico preocupante de situações de violência.
“O professor demora 20 minutos para iniciar a aula, tal a balbúrdia e o descontrole para tentar fazer a sala se acalmar. Bullying sempre existiu, mas não nesse nível que ocorre e não entre grupos quase que institucionalizados dentro da escola”, declarou o sociólogo Rudá Ricci.
A percepção dos alunos sobre violência na escola já virou até tema de pesquisa do IBGE. O estudo mais recente, divulgado no ano passado, foi dirigido a alunos do último ano do ensino fundamental da rede pública. É justamente nessa fase, no início da adolescência, que surge grande parte dos conflitos em sala de aula.
Cerca de 13% dos entrevistados nas capitais da Região Sudeste disseram que se envolveram em brigas com agressão física. O uso de arma branca como faca ou canivete nas agressões foi relatado por 6% dos alunos. E 4% disseram que durante o confronto foi usado algum tipo de arma de fogo.
Para o especialista Cláudio de Moura e Castro, a infraestrutura das escolas de hoje, com biblioteca, computador, quadra de esporte é bem melhor do que o modelo de 40 anos atrás. Hoje a taxa de abandono é baixa, de 1,7%.
O que sobrou para se resolver agora, segundo ele, é criar uma forma de conquistar os alunos.
“O que acontece na cabeça do menino? Se a escola é chata, se a escola não incendeia a imaginação dele com as ideias que estão sendo ensinadas, ele tem uma energia enorme, ele vai usar essa energia para aprontar. Então uma medida que é genérica e bom para tudo é você tornar a escola interessante, sedutora, tornar a mensagem da escola sedutora, tornando os assuntos da aula próximos do mundo que o aluno vive. Em vez mecânica dos astros, fala de mecânica de automóvel, os princípios são os mesmos. Em vez de falar de análise sintática de Camões, vamos ver se você entende a bula do remédio. Então são muitos truques, muitas possibilidades de fazer a escola interessante”, explicou ele.
Proposta
Analisar o texto e estabelecer as relações com os objetivos propostos para o curso.
Elabore uma estratégia de aula que use uma notícia de jornal como tema gerador, sua estratégia dever conter objetivos claros e detalhar as etapas envolvidas no desenvolvimento da aula.

Orientações:
1-      Contextualização do texto.
2-      Ativação do conhecimento prévio.
3-      Construção de mapa textual.
4-      Leitura individual com objetivo pré-definido
5-      Verificação de hipótese de leitura.