Política: Caso inicial 70%

Escola pública em comparação com a escola privada
Em tempos nos quais soa tão consensual o diagnóstico de que a educação precisa ser transformada, torna-se imprescindível saber o que pensa um dos principais protagonistas do processo educativo: o profissional que vive o cotidiano do ensino e seus desafios, o personagem que é ao mesmo tempo mitificado e fustigado pela sociedade e pela mídia. Mais do que nunca, é preciso ouvir o professor.
Nos últimos anos, pesquisas relevantes foram feitas no sentido de conhecer melhor o universo dos docentes das escolas da rede pública. Este estudo representa um novo passo nessa direção, e talvez sua principal contribuição seja justamente a da perspectiva da construção do diálogo.
Afinal, se queremos compreender realmente o que se passa dentro da escola e ouvir de fato o professor, é preciso ter mais conhecimento desse interlocutor: saber o que ele pensa da escola, do aluno, da sociedade; investigar sobre sua formação passada e sobre suas perspectivas futuras; descobrir como divide seu tempo; como está sua saúde; perguntar se acredita no que faz e até mesmo se se sente feliz.
Só assim poderemos realizar um debate amplo, que reflita as aspirações dos professores, compreenda suas contradições, incorpore seus diagnósticos e as soluções que eles propõem.
Essa é a única forma de vencer o círculo vicioso instalado pelos discursos que ora vitimizam, ora paternalizam os professores. Nem culpados nem inocentes, os educadores consubstanciam um processo extremamente complexo que envolve a constituição do modelo vigente de formação de professores: a democratização do país e da escola pública, a estruturação corporativa do funcionalismo público, a demanda por novas formas de organizar e transmitir o conhecimento, entre outros fatores de dimensão histórica.
É dentro dessa perspectiva que deve ser interpretado o rico manancial de informações que emergem do estudo do ser professor. Não é um documento repleto de verdades, mas um texto pleno de perspectivas, um mapa de prospecção a partir do qual é possível conhecer um pouco mais esse profissional que todos reconhecem como sendo decisivo para o nosso futuro enquanto nação: o professor.
Conhecer a opinião dos professores a respeito desse tema é particularmente importante hoje. Ao comparar características do ensino público e do privado, na óptica dos docentes da rede pública das grandes capitais, os resultados demonstram significativas diferenças de percepção sobre os dois sistemas de ensino. A liberdade de exercer a profissão e a visão do aluno como sendo cidadão são dois dos atributos considerados positivos da escola pública.
Por outro lado, as instalações mais adequadas, a valorização e consequente maior remuneração do professor, assim como o planejamento pedagógico, estão entre os aspectos que podem contribuir para que as instituições privadas ofereçam uma melhor qualidade de ensino, na opinião de 66% dos entrevistados.
É interessante destacar que os problemas enfrentados com pais de alunos, a melhora de desempenho dos professores com o passar dos anos, bem como a qualidade de sua formação inicial, são alguns dos aspectos atribuídos tanto ao sistema público quanto ao privado.
De forma sintética, é possível presumir que a escola pública seja vista como um lugar de inclusão social, onde o professor dispõe de mais liberdade de atuação, tendo como principais desafios vencer as deficiências estruturais e os reflexos das desigualdades sociais no aprendizado.
Os docentes consideram que as instituições privadas, embora ofereçam melhores condições de ensino, tanto pedagógicas quanto de infraestrutura, estão sujeitas à interferência negativa de interesses de natureza comercial. Haja vista a facilidade com que, na visão dos professores, a escola privada faria concessões às demandas dos pais.

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