segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Amor e escolhas

Quando escolhemos alguém para a nossa vida, não é a escolha que fazemos que realmente importa e sim as renúncias que envolvem essa escolha.

A pessoa virtuosa é aquela que mesmo desejando muito algo que lhe traga prazer ou outro benefício, ainda assim, é capaz de abrir mão desse desejo em função de não o achar correto ou não o achar importante o suficiente em relação a outros valores, pessoas ou relações que seriam afetados caso o desejo se realizasse. Não há virtude sem sacrifício, assim como não amor sem renúncia. Por isso o tamanho do nosso amor se mede, não com a quantidade de beijos ou de presentes que somos capazes de oferecer ao outro e sim com o que somos capazes de abrir mão em nome desse amor.

Costumo dizer que “nada que é fácil vale à pena” e que “as coisas tem o valor dos sacrifícios que empreendemos para conquistá-las”, se não estamos dispostos sequer a tolerar as fragilidades do outro em nome de uma relação é porque o que sentimos não tem muito valor e acredito que coisas sem valor não devem ser guardadas pois elas ocupam o lugar das coisas que realmente importam na nossa vida.

Pense nisso: às vezes uma pessoa está pronta para sacrificar o que tem de mais valioso em nome daquilo que sente por você, por isso é natural que ela tenha tantas dúvidas quanto ao que você sente, até porque não temos o hábito de sermos sinceros e verdadeiros com os outros desde o início.